sexta-feira, outubro 02, 2009

Blogs sobre o que acontece na cidade.


Ser um blogstar não é pra qualquer um, mas não é sonho de todos também. Afinal, quem quer ser a mais nova Marimoon da parada? Lembro que quando comecei a usar internet, dial up ainda, lá pras tantas de 1998, eu era muito a fim dessa guria. Graças a deus, o tempo passou e hoje as pessoas legais procuram conteúdos legais. E graças à Internet, temos muito mais facilidade para encontrar pessoas com coisas interessantes a se dizer - não que eu esteja desdenhando a Marimoon. Não seria capaz disso.


Em Belém, a cidade que transborda cultura underground, temos alguns blogs muito interessantes, tratando dos mais diversos assuntos, como moda, cinema, música, produção cultural independente e os de caráter jornalístico. E os que falam sobre nada, como este, o meu. Abaixo, seguem alguns dos que conheço:


Sidney Filho aposta na diversidade de assuntos para na retomada de suas atividades jornalísticas e parece que tem dado bastante certo. No seu novo blog, o Ver-O-Pop, Sidney trata de cinema, curiosidades, arte e faz um link entre o centro-sul e a produção cultural paraense de toda sorte, fazendo uso de matérias extensas e com uma grande quantidade de conteúdo. Também colaborador do site Senhor F há 5 anos, Sidney já atua na cena independente desde o meio da década de 90, já tendo trabalhado com algumas bandas como A Euterpia e Madame Saatan.

Com um nome parecido ao do parágrafo anterior, mas com uma abordagem bastante diferente, o Veia Pop, de Ângelo Cavalcante, trabalha seus posts de um jeito muito mais suave e intimista, tratando de perto sobre aquilo que fala. Ângelo é jornalista, com passagem pela Rádio Cultura e atualmente está na Unama Fm, trampando no Zona Rock. Diz a lenda que fez parte da formação inicial do Norman Bates, como baixista. Particularmente, gosto muito de seu blog e recomendo.

Falando em Norman Bates, Nicolau, guitarrista desta banda e um dos sujeitos mais articulados do rock feito no norte, é o responsável por um dos blogs mais antigos desta terra. Não da Terra, mas desta terra. o Qualquer Bossa é uma extensão da sua (antiga?) coluna no periódico Diário do Pará, e envolve diversos aspectos, tanto de política quanto de cultura e das intersecções entre estes dois assuntos, basicamente. Sempre o leio, mesmo que não seja lá muito minha praia, confesso.

Agora, se você procura um repositório de arquivos de música paraense, seja qual for o estilo, vai certo no blog do Azul, o Música Paraense. Como o nome sugere, lá tem de tudo que é paraense, desde Warilou, até Madame Saatan.

Há diversos outros que tratem de assuntos que não música. Drika Camarão fala de cinema paraense em seu Pará Vídeos, que só peca pela pouca freqüência na atualização e por uma rádio on line muito chata que rola no automático. Mas tudo bem. Drika é gente boa.

Tem também o Cartas Uruguaias do DJ e produtor Marcelo Damaso, da Se Rasgum. Não tenho nenhum tipo de proximidade   com o autor do referido blog, mas os textos são de uma pessoalidade tamanha que sinto dificuldade em não comentar como se amigo fosse. Mas um dia paro com isso.


Por fim, mas distante de encerrar a lista dos blogs relevantes feitos por pessoas deste estado, tem o blog do Bernie. É até complicado linkar o nome do Bernie, o business man maior, que não é natural de Belém, mas escolheu a cidade como sua. Poderia azular seu nome ligando ao bernie.com.br ou ao seu twitter, ou a uma das bandas que ele produz. Como este post já está atrasado e minha namorada quer lanchar, vou só dizer o essencial: Bernie tem um blog no portal da MTV, aqui. Quase um embaixador paraense em terras alienígenas, Bernie lista diversos eventos que rolam na capital da amazônia (ainda somos? nem sei), e fala aponta as bandas mais interessantes da cidade. A propósito, foi ele quem fez primeiro um post sobre blogs de belém. Eu só sou um copião miserável.

Um abraço.


Um comentário:

  1. Muito bacana, e de utilidade publica esse post! :)

    Vou dar uma lida nesses blogs... sem abandonar o do vizinho hehe

    Abraço...

    Milton

    ResponderExcluir