terça-feira, setembro 01, 2009

Da série "Ninguém te perguntou": Johny Rockstar no player.

Não sei se é só a posição ruim em que estou, o teclado pequeno do notebook que economiza em poucas teclas mil combinações para alguns caracteres, esta cadeira muito baixa, o calor senegalês desta capital do Pará ou se é a amizade que tenho alimentado nas última semanas pelo vocalista, que conheço de longuíssima data, da banda-título deste texto, mas a verdade é que me sinto um pouco desconfortável ao falar do que vim falar quando sentei aqui na frente do computador.
Pera que vou trocar de cadeira.
Alguém disse muitas vezes, e é incrível que eu não lembre agora quem foi, que o rock em belém ia melhorar muito quando as pessoas que escrevem sobre a cena deixassem de ser interseção nos conjuntos "jornalistas" e "músicos". Eu não sei se isso é lá verdade. Acho até que é irrelevante. De qualquer modo, me arrisco: o single do Johny Rockstar é muito bom!
Há muito tempo, o Eletrola fez algo que nunca se havia feito em terras tão quentes e sem-lei como as deste estado: lançou um single. Eu estava lá. Tocaram Futurama (ex-Indústria Vital e que, sinceramente, nem vital, nem futuro nenhum nunca teve) e Stereoscope (ainda pequeno, mas já muito bom). O ano era 2003 e o local era a Estação Gasômetro. Lembro que dei em cima de uma garota na parada de ônibus depois dos shows e desde então venho levando foras sistemáticos dela. Mas tudo bem, viramos grandes amigos.

Daí que tanto Turbo quanto nossa banda-título de hoje, ambas desdobramentos do destino da antiga Eletrola, ousaram, mais uma vez e lançaram mão de singles novamente. E melhor: ambos pelo SenhorF Virtual, sem deixar de lado o formato convencional- no caso do JRS. Imagina se as fãs loucas iam se contentar em ter apenas mp3 da sua banda favorita.
Loucas. Mas quem não queria fãs assim?
Monoral abre e dá nome ao single, não restando dúvidas de que se trata de uma banda de rock. Não só rock, mas Rockstar no sentido mais estrito do termo em inglês. Guitarras altas pra caramba e bem no meio da cara, apresentadas por um hammer bem feito, de quem pluga a guitarra avisando logo que vem porrada seca nas orelhas, com um reverse delay bandido no fundo, lá longe, só nas respostas, sem falar que a faixa inteira é uma aula de música pop, desde a melodia vocal completamente grudenta até os riffs. Haja produção nos backings, delays, dobro das vozes. Inclusive, tenho que dizer, Eliezer melhorou muito como vocalista. Na verdade, a maior parte das características encontradas em Monoral são vistas nas demais faixas.
Eu aposto os 2 reais que o Gugu deixou aqui em Belém que ninguém consegue ouvir Alcalina até o fim e depois ficar sem sequer murmurar "Alcalinaaa, Alcalinaaa...", mesmo sem saber o que isso significa. O que é o meu caso. Hit instantâneo, queira o ouvinte ou não queira. Até eu, comedido que sou, me seguro pra não cantar junto quando chega a parte do "pensando que agora ela pode ser...". Né? Sei lá, até fiquei com vontade de conhecer essa menina.

Fechando esta prévia do disco cheio dos irmãos Andrade, Ivan Vanzar e Elder Effe ( os dois últimos fazem parte de dois dos maiores baluartes da música paraense, Madame Saatan e Ataque Fantasma respectivamente) temos Mortos Vivos, com Nata Ken Masters cantando. A canção é aquela coisa de guitarhero, né. Como disse meu amigo João Sincera, dá até pra entrar no jogo. Vou mandar um email pra empresa com a sugestão.

No geral, é pra quem gosta de rock. Mas também é pra que não gosta de música. Passa, entendeu? Atravessa a linha que separa música para músicos e música para pessoas normais, das que ouvem rádio ou qualquer coisa que esteja tocando. Normais. Haha. Só tem algumas coisas na mix que eu discordo, mas é frescura minha, tenho certeza.

Exatamente agora, os meninos estão em Porto Velho, RO, para participar do Festival Casarão. Que sejam nestas noites lá, então, como eles têm sido nos últimos anos aqui, uma banda grande. Afinal, ser um rockstar é só para os maiores e eles definitivamente os são.

5 comentários:

  1. Achei foda o single tbm. Pra JRS há mt tempo é a melhor banda de Belém. Em relação a eles estarem em RO, achei meio ridículo irem sem o Élder, se é uma é uma banda, se um não vai, ninguém vai... sei lá... eu acho.

    ResponderExcluir
  2. O single realmente ficou ótimo. É o resultado de muito trabalho, dedicação e talento dos meninos. Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver essa. Se ele nao vai é porque não tem dinheiro. Empresta um aí... =P


    Porto Velho foi mara. Alcalina está na cabeça de todos os rondonienses agora =)...

    ResponderExcluir
  4. Ah... lindo texto, vizi... lindo lindo...

    ResponderExcluir