sexta-feira, agosto 28, 2009

Por que guitarra?

João "Sincera", um grande amigo, atravessando a madrugada de ontem pra hoje, me pergunta: "eu sei que não é uma coisa que se possa escolher, que ela vem naturalmente, mas ... por que guitarra? Por que se tornar um guitarrista? Particularmente, me vejo atuando na música como um todo, mas me sinto um guitarrista. E tu, Didi, por quê?".
Quando me deparei com um instrumento musical pela primeira vez, não foi lá tão mágico e romântico. Foi mais calculista mesmo. Um cara que conheci quando tinha uns 13 ou 14 anos me fez perceber que muitas portas se abrem quando você toca violão. As pessoas falam com você e aparentam, de verdade, se importar com as coisas que você tem pra dizer. É engraçado, até, porque hoje o que menos me importa é o que as pessoas acham de eu tocar. Não todas, só algumas. E, não, elas não se importam de verdade com o que você tem a dizer.
Fato é que eu nunca gostei de música até alguém me emprestar uma fita k7 com umas canções dos Paralamas do Sucesso. Fico pensando o que aconteceria se eu não tivesse nunca tido este contato. Até então, não ligava pra música, não dava a mínima. No máximo participava da batucada do pagode na sala de aula entre uma aula e outra, lá pelos idos da sétima e oitava séries.
Daí que minha madrinha me deu um violão mais velho do que eu, de presente. Demorei 1 ano pra pôr cordas nele. E daí vieram a primeira guitarra, primeira banda, primeiros ensaios, e essas coisas bem ruins que dão até  muito constrangimento em pensar. E daí até hoje, com uma banda com um trabalho bem consistente, trabalhando com um planejamento e de um jeito bem mais sério, confesso que tocar se tornou quase um detalhe.
Então, por que guitarra? Uma guitarra vagabunda é bem mais barata e fácil de se encontrar. Bem mais fácil de se aprender do que outro instrumento que demande alguma sorte de talento. Sei um pouco de teclado, brinco no baixo, canto tímido em casa, sozinho, baixinho, mas a guitarra é foi o melhor jeito que eu achei de canalizar todas as coisas que eu gostaria de dizer, mesmo que eu não seja lá um guitarrista típico. Sou mais um cara que odeia solos, tem dificuldades em lidar com distorção, não gosta dos grandes clichês, nem de guitarras altas, bandas de metal, powerchords, video aula de guitarra, cabelão farofa, afinação em notas mais graves, groupies...
Música é uma força que tem dentro das pessoas. Aí cada um procura um jeito de colocá-la pra fora. Eu estou procurando outros além de guitarra. Gosto muito disso. De procurar. Nem tanto de guitarra, confesso.

3 comentários:

  1. *Música é uma força que tem dentro das pessoas*
    Bonito isso.

    ResponderExcluir
  2. "Bem mais fácil de se aprender do que outro instrumento que demande alguma sorte de talento", eu discordo disso.

    ResponderExcluir