quinta-feira, agosto 27, 2009

Desde quando ser NERD é legal?

Eric é um grande amigo de longa data. E só ele poderia ter feito uma pergunta que eu mesmo vivo me fazendo: por que ser nerd de repente ficou legal?
Não sei se vocês perceberam, mas, de repente, estamos no meio de uma revolução de castas - hare baba- sociais. As minorias avançaram sobre o que historicamente era, de fato e de direito, das classes mais favorecidas na pirâmide de distribuição da graça de Deus, ou coisa do tipo. Hoje, ser negro, evangélico, homoafetivo e ploc - as de luxo - é o hype, o que há, o máximo, o must, enfim.
A grande verdade é que, desde o início dos tempos, quando o primeiro homem conseguiu se sobrepôr social e economicamente aos outros, o suficiente pra que estes outros quisesse ser como ele, houve uma divisão entre o que é cool e o que não é.
Acontece que nem só as pessoas riquinhas, branquinhas, cheirozinhas, bonitinhas, de carrinho, terninho e gravatinha são capazes de criar um estilo de vida interessante. Pelo contrário, é da base da pirâmide social que vem a maior parte da moda útil e legal.
Daí, o que se tem feito ultimamente? A grande mágica do mainstream, do mundo comercial, propagandista, coisa que a Rede Globo usa tanto e tanto que nada que ela faz presta mais, porque perde completamente o gosto de tanto que é lavado e deixado de molho, é o seguinte:

  • Mr. Catra antes do Caldeirão do Huck:

  • Mr Catra depois do Caldeirão do Huck:
Acho que isso resume bastante o que eu queria dizer. Quando eu era mais novo, eu era muito estudioso, CDF, jogava videogames e nunca tirei nota vermelha na vida. Gordão, usava óculos, usei aparelho nos dentes por uns dois anos, antes disso, usei aparelho nas pernas, e depois botas ortopédicas. Depois eu tive muita acne e agora estou ficando careca. Me diz... em que realidade isso pode se tornar legal? Desde quando ter dificuldades com garotas é cool? Desde quando ser tímido e não saber lidar com as coisas que todos os outros homens altos, de ombros largos e queixo quadrado pode, de algum jeito, ser admirável? Sinceramente. Eu nunca vi isso acontecer comigo.
Tem o dia do orgulho nerd, né. Não sei muito o que tem pra comemorar. Orgulho de quê? Levar porrada na escola? É como a moda de ser loser, que estava rolando outro dia. Ilustrando, via diálogo, como os grandes filósofos - haha:
- Menina, tu nem sabe o que me aconteceu... fui assaltada.
- E eu, que fui assaltada e ainda apanhei?
- E eu, que fui assaltada, apanhei e me violentaram?
- E eu, que me engravidaram?
- E eu, que peguei Aids?
Não tem esses papos?
Quer só saber quando vai chegar o dia em que ser feio vai ser legal! Aí eu to feito. Porra!

Um comentário: