terça-feira, setembro 29, 2009

Ismael Machado mete ficha. E eu também.

Sobre a matéria de Ismael Machado, o autor do livro Decibéis sob Mangueiras, colunista do Diário do Pará, uma das vozes mais eloqüentes e que mais tem a capacidade de falar com propriedade sobre o rock paraense; jurado nas seletivas Se Rasgum 09', e jurado de morte também por algumas bandas que foram alvo de sua sinceridade, que muito admiro, mas que muitos não.

Desta vez, Ismael aplaude o show do Mukeka di Rato, no último sábado, em contraponto à vexatória apresentação de Titãs & Paralamas, na sexta anterior. Gostaria de ressaltar que o jornalista em questão não tem nem o mínimo motivo pra querer levantar a bandeira da música independente, nessa guerra fria que vivemos contra o zumbi que são estas bandas dos anos 80, que, desculpe a expressão da palavra, não fodem e nem saem de cima.

Confira a matéria no Diário do Pará aqui. Ele ainda cita o vexame de uma pagodeira gigantesca que protagonizou uma das cenas mais bizarras em um palco, arrancando o batera da banda All Still Burn no meio do show e dando piti.

Aproveito também pra dizer que sou muito fã de Paralamas do Sucesso, dos que têm todos os discos ( me falta apenas um, na verdade ), mas de que me adianta um amor pela metade, se esta banda mais manca do que outra coisa? Eu gostava mesmo era dos álbuns obscuros do início dos anos 90, ou até mesmo o Nove Luas e o Hey Nana, que mostram a competência em misturar tudo que é brasileiro e fazer um bom disco, como se vira em Selvagem, BigBang ou Bora Bora. Paralamas é uma banda incrível, mas há uns 3 discos já deixa muito a desejar.

Já os Titãs, deveriam ter parado no Volume II, que já era uma forçação de barra em cima do acústico. TUDO o que se seguiu àquilo, definitivamente não presta pra absolutamente nada. Não chega nem perto de lembrar as erupções criativas do Cabeça Dinossauro, Titanomaquia, Tudo ao mesmo tempo agora ou do Õ Blesq Blom. E talvez o Domingo (discografia aqui). Aliás, tem uma coisa boa lançada pelos Titãs recentemente: o doc sobre a banda. Vale muito a pena ver.



Não é que o cara tenha que parar de fazer música depois que envelhece. Tudo bem que, quando você tem 20 e poucos hits nas costas, dificilmente o grande público, que eu considero imbecil, não liga pras músicas novas, não está nem aí pro que você tem de novo pra mostrar. Nem público, nem Tv, nem rádio. Já viram quando vai um artista no Faustão? Como ele faz? Toca primeiro um hit antigo e bem famoso, pras pessoas saberem quem ele é e se acostumarem com a falsa idéia de que sabem tudo sobre música, e então o artista lá toca uma nova. E vem a legenda pro animal acompanhar e cantar junto. Assim que rola a hipnose.

Chega desse revival chato e infinito dos anos 80! Chega!

E olha que eu nem falei de uma banda que se sujeita a ter o nome de Bikini Cavadão e tocar cover de tudo que é 80's pra não passar fome.

7 comentários:

  1. Égua vizinho, eu achava Titãs muito bacana antigamente...mas depois do acústico pra mim cagou tudo!!! Eles já caducaram, eu sou bem menos educado q tu, e acho q eles já deveriam estar era fazendo outras coisas mesmo hehehehe, se num tem nada de melhor pra mostrar..então se aposenta, ou vai ajudar artistas novos..produzir..gravar...ou sei la..fazer algo de interessante(como o documentario dos Titãs).. e eu num consigo entender pq tem gente q ainda vai pra um show do Bikini Cavadão, pagando caro pra ver uma banda de cover...sendo q tem um monte delas pela noite paraense..essa banda (BC)só tem nome mesmo..pq essa sim já morreu a muito tempo.. ta bem pior q as outras comentadas pela matéria do Diário.

    E conheço e gosto dos caras da All Still Burn e DHD, mas fiquei meio decepcionado com as mancadas deles, comentada na matéria... eram bandas que eu considerava pra caramba...mas esses ocorridos foram horríveis!

    Falow... Milton

    ResponderExcluir
  2. O Titãs se mostra empenhado em ultrapassar as próprias fronteiras em busca da fonte da juventude para seu som. Mas, nessa procura, se perde dele mesmo.
    E chega de revival!

    ResponderExcluir
  3. vizinho, teu blog tá famoso heheh...só pessoas ilustres (refiro me ao milton e ao Anthony) . Eu adorava o Titãs e cia. , mas faz tanto tempo q eu ainda nem conhecia o Milton kkkkkk, realmente eles já tiveram seu momento e acho tb q eles devem investir mais em sua aposentadoria, gravar bandas, virar fazendeiros, cuidar de abóboras, criar ovelhas,pescar, sei lá...dar espaço aos "novos " talentos e aceitar q vivemos em um mundo q cada vez mais exige de todos um Upgrade ou q paremos de vez. :*

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, esse revival infinito de bandas dos anos 80 e muito ruim para musica brasileira, renovação e pouca e rara... não sei dizer se é culpa das bandas novas, do mercado em si, do publico(tu já reparou como o paraense ouve musica antiga ? nossas rádios tocam muita musica antiga, você liga a radio e toca losing my religion, Boys Don't Cry, tempo perdido, Roberto Carlos, tem programa de flashback meus deus uhauhahhaha) acho que nosso mercado não e tão agressivo como outros mercados, isso favorece muito as bandas antigas, tipo como foi citado "a tempos que o Titans e o Paralamas não lançam um disco bom", em um mercado como o Inglês e Americano, dificilmente essas bandas sobreviveriam(em gravadoras grandes), o mercado e muito agressivo, existem muitas gravadoras jogando coisa nova no mercado quem não se renova já era, as criticas são duras nesses mercados quando a banda lança um disco ruim ou até as vezes mediano e bye bye !!! Da pra contar no dedo quantas bandas dos anos 80 nos conhecemos mundialmente que ainda fazem muito sucesso e dominam o mercado do seu próprio pais, mas renovação tem o seu preço... pois a musica se dividiu em ondinhas... metal farofa, grunge, brit pop, new metal, junkie, emo e por ai... vai mas sempre dentre essas ondinhas sai uma banda legal que tem uma chance e consegue seu lugar ao sol, mas na maioria e lixo de mercado.
    Mas entre a renovação e o antigo eu sou a favor 100% a renovação. Lembrei agora do nosso mercado local que entrou em um “LOOP AUTO DESTRUTIVO”, por que ? Ficar fazendo versões de bandas famosas tem dois problemas, entrete o publico(lindo, gera dinheiro mantem o mercado vivo), mas a que custo ? Isso joga nossa criatividade no lixo ! Eu trabalho com muitas pessoas que vem e de outros estados a trabalho e acabam conhecendo o mercado local de musica e sempre ouço "vocês só fazem versão ?" E o pior o olhar da pessoa diz "vocês não criam nada, só copiam ?" e muito constrangedor. Esse assunto e muito complicado tem tantos ponto serem tocados que acabo saindo de vez do assunto em questão, por isso não vou nem citar as bandas cover que são supervalorizadas, tem acesso as grandes shows, ganham cachês e até consegue se sustentar, eu não vou nem falar que eles são um grande atraso para a musica autoral, não vou falar nada,ZIP !!! uahauhahA

    Tenho duas perguntas pro Didi:
    1°-Por que bandas covers são supervalorizadas no nosso estado ?
    2°-Por que e tão difícil termos uma casa de shows onde bandas autorais toquem e consigam uma grana, o publico fique satisfeito e o dono da casa consiga se sustentar. E realmente tão inviável ter uma casa de shows direcionada ao autoral que dê lucro e não falha como sempre acontece ? De quem e a culpa, das bandas ? do publico ? falta de visão do empresariado local que deixa essa boa fatia do mercado desamparada ? Ou essa fatia nem existe ?

    Abraço,
    Andrey Moreira

    ResponderExcluir
  5. Gostei Didi. mas nunca é bom generalizar A Delinquentes é dos anos 80, hehe. Mas realmente viver do passado, NÃO DÁ!!! Quando a banda tem que acabar, que acabe, embora a matéria do Bill tenha sido sobre se fazer um show mecanico e frio demais (foi o que eu entendi) e a resenha do Didi foi sobre bandas que já deram o que tinham que dar. Só uma correção pro Milton: O vexame citado pelo Bill e pelo Didi não foi do All Still Burns, e sim do grupo Saia Justa, que fez o papelão. A banda foi tão vítima quanto o público.

    ResponderExcluir
  6. Ha só...tinha entendido como se fosse culpa das bandas! ai seria foda né? Mas ai tb num acredito que o batera concordou em ir com as doidas la..mandava elas praquele lugar se fosse eu! hehehe

    Milton

    ResponderExcluir
  7. cara, um amigo me falou que havia um comentario a meu respeito nesse blog que não conhecia. Até cheguei a pensar que era no nível do esquizofrênico da esquina. Não era. agradeço a menção e o elogio. ismael

    ResponderExcluir