terça-feira, maio 11, 2010

Didi na Copa do Mundo 2010 #1


Falar de futebol quando a gente não sabe de nada é muito fácil. Criticar a seleção é mais fácil ainda, porque quem é bicolor, reclama do técnico do Paysandu, quem é corintiano, reclama do Corinthians. Mas nesses casos, o cara só liga mesmo se gostar de futebol. Então temos uma intersecção: 1)torcer pro time, e isso a gente traz de nascença; e 2) gostar de futebol.

Ocorre que na Seleção, não há escolha. O cara nasce brasileiro e desde pequeno vê a mobilização das pessoas ao redor da TV em dia de jogo da Copa. Todo mundo só fala nisso. Tem como ele não querer dar opinião? Não lembro de alguém dizer "foda-se a Seleção", não durante a Copa. Aliás, hoje mesmo eu vi gente ameaçando torcer pra Argentina ou pra outra equipe, mas tenho certeza que é só chegar o dia que ninguém vai resistir comemorar se o Brasil fizer algum gol.

Brasileiro é assim, tudo galinha, maricota, frangote, fulero. É um jeito bastante homogêneo de se apoiar as coisas. Diz que torce contra. Quando o time perde fala desdenhadamente "não queria mesmo" ou o orgulhoso "eu falei!"; quando o time ganha, disfarçamente se veste de campeão. Quem quer chegar em segundo? Quem quer competir? Quem quer trabalhar? E pior: quem quer entender futebol?

Por isso, meus amigos, na contramão da temporada que se aproxima de falta de opinião e do mesmismo típico de aniversários de família ou conversas sem sal no trabalho,  daqui até o fim da copa, vamos fala muito sobre COPA DO MUNDO 2010, não só sobre a Seleção, mas sobre as outras equipes e trilhas sonoras para os jogos.

Conto com o feedback de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário