segunda-feira, maio 24, 2010

There's no place like home


Em julho do ano passado, fui empurrado para fora da casa em que vivi por 21 anos e condenado a morar numa algumas várias vezes menor do que a anterior e com vários motivos para irritar qualquer um, exceto pela localização privilegiada.

Há basicamente duas coisas que me motivam a escrever no Pergunta pro Didi: 1)Música; 2) Irritação. Quando falo de música, provavelmente é muito chato pra todas as outras pessoas, principalmente se me dedico a versar sobre equipamentos, como se realmente eu tivesse algo a dizer sobre isso; quando falo sobre coisas que me irritam, aí sim, acho que sou campeão, não por natureza, mas por maioria de votos. Porque dizem que tem duas coisas que me fazem uma pessoa muito mais legal: estar bêbado – por isso parei de beber - ou estar muito irritado.

Acabou que o PpD se tornou uma lar pra mim, um lugar em que possa despejar grande parte das minhas tralhas emocionais e, principalmente, rir das coisas não muito legais que possam rolar, porque rindo a gente encontra o melhor jeito para lidar com as coisas mais difíceis e, provavelmente, bem idiotas e que podem nos deixar bem down e tal.

Mas o que eu ia dizer é que o blog mais opinioso e quase sem medo de Belém, que fala sobre música, sobre o universo independente, essa realidade alternativa cheia de super heróis e super vilões, sobre a realidade corrente, cheia de heróis e de vilões – sem súperes, mas com pessoas bem legais, e sobre mais um monte de coisas, pois é, este blog vai mudar de endereço.

Vamos (vou, né) fazer parte do (futuro) Portal (ainda somente site) Ecleteca, o guia cultural, entre outras coisas, mais estiloso, visionário, cosmopolita e interativo que já se ouviu falar do lado daqui da Linha do Equador, atendendo pelo endereço WWW.perguntaprodidi.ecleteca.com.br .

Portanto, minha amiga, meu amigo, você que gosta das besteiras que eu escrevo e, principalmente, as crianças que me dão aquele feedback legal, comentando, participando, colaborando pra caramba, continuem comigo, porque desta vez eu mudei de casa, novamente motivado por uma localização privilegiada, mas o que espero desta nova empreitada é o melhor para mim, para os leitores-co-autores deste troço e para a Ecleteca.

E se não der certo? Bom, se não der certo, eu até já escolhi o nome do novo blog.

HAHA.

Grande abraço,

Diego Atie Fadul

sexta-feira, maio 21, 2010

Pera rapidola.

Amigos, vocês devem ter percebido que não tenho postado nada nas últimas duas semanas ou coisa assim. Nem sei, o tempo passa de um jeito muito diferente na minha cabeça, mas também não vem ao caso falar sobre isso agora.

O fato é que tenho dois bons motivos pra explicar esta falta de postagem: 1) coisas da vida real pra fazer; e 2) o Pergunta pro Didi vai mudar de casa. A partir de amanhã, às 14 h estarei assinando um contrato com um site-brevemente-portal muito legal, e o PpD passará a ser hospedado lá.

E aí? Não sei, bora ver o que rola.

Grande abraço.

quinta-feira, maio 13, 2010

Reflexões que antecedem o fim do mundo.

Ainda bem que os zumbis comem cérebro.



Já pensou se comessem cu?


FUDEU!

terça-feira, maio 11, 2010

Didi na Copa do Mundo 2010 #3

Goleiros


Júlio César, Doni e Gomes. Júlio provavelmente é o melhor goleiro do mundo hoje. Atrás dele temos o imortal holandês Van der Sar, o super croata Peter Chech, o gigante italiano Buffon e o francês Frey.

Dá pra dizer que o camisa 1 da Seleção é metade do time. Aliás, com uma equipe taticamente montada para o desarme e a defesa, é natural que o principal craque seja o seu goleiro, o paredão da Inter de Milão, um homem com cara de pateta tipicamente carioca e casado com uma mulher que não envelhece nunca, a belíssima Suzana Werner, também conhecida como ''delícia'', entre os mais elogiosos.

Sobre os reservas, esperava a convocação do Victor, do Grêmio, excelente goleiro. Mas não tem como competir com o Gomes em termos de experiência e história na equipe. Doni vem amargando banco no Roma, com quem também joga com o mondrongo Júlio Baptista, há alguns vários jogos, mas é um bom goleiro.

Mas eu queria mesmo era o Marcos/ Palmeiras de segundo goleiro!

Didi na Copa do Mundo 2010 #2

Eis os convocados:


Que acham? Concordam?

Dêem uma lida no Resenha em 6, que é um site muito legal, que resenha tudo em 6 linhas sempre. Muito bom, principalmente sobre o Robinho, que é exatamente o que eu acho.

Didi na Copa do Mundo 2010 #1


Falar de futebol quando a gente não sabe de nada é muito fácil. Criticar a seleção é mais fácil ainda, porque quem é bicolor, reclama do técnico do Paysandu, quem é corintiano, reclama do Corinthians. Mas nesses casos, o cara só liga mesmo se gostar de futebol. Então temos uma intersecção: 1)torcer pro time, e isso a gente traz de nascença; e 2) gostar de futebol.

Ocorre que na Seleção, não há escolha. O cara nasce brasileiro e desde pequeno vê a mobilização das pessoas ao redor da TV em dia de jogo da Copa. Todo mundo só fala nisso. Tem como ele não querer dar opinião? Não lembro de alguém dizer "foda-se a Seleção", não durante a Copa. Aliás, hoje mesmo eu vi gente ameaçando torcer pra Argentina ou pra outra equipe, mas tenho certeza que é só chegar o dia que ninguém vai resistir comemorar se o Brasil fizer algum gol.

Brasileiro é assim, tudo galinha, maricota, frangote, fulero. É um jeito bastante homogêneo de se apoiar as coisas. Diz que torce contra. Quando o time perde fala desdenhadamente "não queria mesmo" ou o orgulhoso "eu falei!"; quando o time ganha, disfarçamente se veste de campeão. Quem quer chegar em segundo? Quem quer competir? Quem quer trabalhar? E pior: quem quer entender futebol?

Por isso, meus amigos, na contramão da temporada que se aproxima de falta de opinião e do mesmismo típico de aniversários de família ou conversas sem sal no trabalho,  daqui até o fim da copa, vamos fala muito sobre COPA DO MUNDO 2010, não só sobre a Seleção, mas sobre as outras equipes e trilhas sonoras para os jogos.

Conto com o feedback de vocês!

Ainda sobre a votação...

Só pra fechar o raciocínio, amigos, gostaria de deixar claro que os guris do Durango95 e eu somos parceiros, brothers e estamos juntos.

Acho que os amigos que comentaram no post anterior também se referiam muito mais à postura das bandas que estão voando na contagem de votos - e deram uma parada ontem à noite, não sei se pela manifestação do povo, espero que sim. Mas só pra constar, o Paris Rock e o Paralelo XXI até pediram desligamento da votação, justificando o desacordo com o que está acontecendo.

Em conversa com várias bandas e outros artistas, como nos comentários no post anterior evidenciam, a chateação geral é pela malandragem - uma leitura nada franca do que alguns chamam de trapaça ou até uma manifestação da natureza corrupta da alma do brasileiro - e passar a perna nos companheiros, porque todos somos brothers nessa história.

No mais, estamos juntos com o Durango 95 na divulgação deste evento que vai ser bem legal. Até porque também sou colaborador do site da produtora, que também é a produtora que mais tem gente bonita no comando, com o Marcelo Papel, Daniel e a musa ex-7 Set Independente.

Que venha o show do Pública!
Se o show não for legal, pelo menos o moleque vai trazer um ORANGE fudido na bagagem.


segunda-feira, maio 10, 2010

Votação rolando na Durango95.org !

Como deve ser do conhecimento de todos, começou hoje pela manhã a peleja entre 11 bandas para abrir o show do Pública, ao lado da dream team Johny Rockstar e dos badalados The Baudelaires

Espera... eu disse que começou esta manhã? Hum... o rock come solto em Belém mesmo, não é? Porque, se começou hoje de manhã, sei lá, por volta das 8 da manhã, que é um horário de gente, e agora são exatamente 17:10, deixa ver, o primeiro lugar agora está com 891 votos - vamos arredondar pra 900, né, e o que vai dar? 100 votos por hora? Puta que pariu! Muita gente votando! Uau. Vai lotar absurdamente o Memorial dos Povos neste dia! Que bacana. Isso é pras pessoas que dizem que não há público em Belém pro rock! Que legal. Legal. É... le-cal...


Ta certo...


____________________

Em tempo: vamo votar tudo no TOMATES VERDES! Porque se é pra sacanear, vamo sacanear direito! Vamo lá, eu já votei umas 5 vezes já.

Falando em canções que tocam o coração...

... por mais retardado que isso possa soar...

Lembrei agora de um vídeo antigo, na verdade uma edição antiga de alguns episódios de FLCL - Furi Kuri, um animé muito doido, que fiz como fan-clip de uma canção do Turbo, a Sem final feliz.

domingo, maio 09, 2010

La Orchestra Invisível

Peço desculpas aqui e aproveito para pedir permissão também para ser extremamente pessoal neste post, o que deve torná-lo brega e piegas.

Passei por uns dias, umas duas semanas, bem down. Provavelmente por nada específico ou... como acontece com todo mundo, como diria o genial Ricardo Maradei "meu amigo, está tudo bem (...) o que você sente outros sentem também"(O que você tem - O Grande Passeio do Sterescope), quando todas as coisas se somam e os ombros pesam. E hoje, num domingo em que tive que acordar às 6, perturbado pelo meu irmão para fazer café para a mãe, que reclamou do café, perguntando se era de ontem, e pensei que, porra, eu devia estar dormindo, porque acordo cedo todos os dias, mas pelo menos recebo por isso e... enfim. Daí que sentei aqui e fui até o blog do Coletivo Megafônica, vi que a banda da semana era La Orchestra Invisível, fiz o download do EP e, com o coração pesado, foi difícil não se deixar levar pelas canções.

Confesso ter uma dificuldade grande em me deixar tocar o coração por mulheres cantando, mas ouvir o jeito com que a Larissa consegue ser triste sem fazer escândalo, dando o tom acertado nas letras do LOI é um tiro certeiro no peito, como é o caso de Andarilho, quando diz "por favor saia da porta, eu só quero ir embora, pra onde vou já não importa", numa suavidade estripante de que só o desalento dos que nunca se sentem em casa podem desfrutar.

Ouvir LOI me lembra as melhores coisas, as que me acompanham nos dias tristes, como Eels, Black Box Recorder, Badly Drawn Boy, Elliot Smith, que provavelmente nem devem ter nada a ver com o que eles querem passar. Pelo menos soa como algo bom. Ouvir coisas sinceras assim, principalmente as que a Larissa canta, sem querer desprestigiar o talentoso, se não por natureza, por maioria de votos, Marcelo Kahwage, com quem ela divide os vocais. Já até ouvi falarem que ele deveria largar o The Baudeleires, enxugar o Dharma Burns (ficando só ele, baixo e batera) e investir de verdade na LOI. Não vou dizer que discordo não.

"Meu destino é diferente, eu só quero seguir em frente(...) não vá chorar, não fique triste assim, eu te encontro por aí"

Você baixa o EP deles neste link, ou ouve sem download no Myspace da banda.

in Vitro Rec

"Pergunta pro Pio" é o primeiro dos tracks que comecei a gravar, nitidamente de forma experimental, num diálogo musical com Pio Lobato, que, numa conversa, me empurrou para esta empreitada. 

Na faixa em questão, uma resposta para "Vinheta pro Didi", do próprio Pio, só uso uma telecaster, efeitos do Waves GTR e alguns plugins, como Vocoder, no final.

Compositor movido pela inércia que sou, só dei vazão à vontade de falar, mas como não sei cantar, acho que acaba saindo tudo pela guitarra. Acho que o exercício agora é refinar este trabalho. Eu acho.


 Pergunta pro Pio by user3399693


"Telecasters never die" é a segunda faixa que que gravo no esquema instrumental, só utilizando guitarras e um loop de batera que tirei do http://ryangruss.com/ , excelente site de loops de batera, além do tech talk sobre equipo e sobre coisas relacionadas à música. Mas acho que ele desabilitou agora os downloads. Sei lá.
Bom, pois é, mesmo esquema da outra. Plugins e telecaster ligada diretamente na interface.


 Telecasters never die by user3399693